Primeira etapa abre calendário 2021 do vôlei de praia nesta sexta-feira

Publicado em: 16/09/2021

Primeira etapa abre calendário 2021 do vôlei de praia nesta sexta-feira
Circuito sub-21 começa nesta sexta-feira no Rio de Janeiro (Créditos: Divulgação/CBV)

A temporada 2021 do Circuito Brasileiro de vôlei de praia terá início nesta sexta-feira (17.09), com a disputa da primeira etapa sub-21. O torneio será no Rio de Janeiro (RJ), na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), e contará com uma novidade no formato: as duplas poderão ser formadas por atletas filiados a Federações diferentes. As três quadras terão transmissão no Vôlei de Praia TV (https://voleidepraiatv.cbv.com.br/) e no Aplicativo da CBV. A quadra 1 também será transmitida na página da CBV no Facebook.

“A gente inicia a temporada 2021 com o objetivo e os planos de dar abertura cada vez maior para as duplas de base. Este ano, no sub-21, os atletas já podem compor suas parcerias da forma que julguem que vão ser as melhores, sem ser necessariamente do mesmo estado. O sub-21 é muito próximo do adulto, e o que a gente está pensando é em benefícios para complementar essa fase de transição, que é muito desafiadora. É quando o garoto de 20 anos já pega atletas muito experientes, que jogam profissionalmente há mais de 10 anos, e tem uma entrada muito difícil no adulto. A ideia é ter uma conexão dos campeonatos de base com os campeonatos adultos. A gente quer reconhecer o investimento desses atletas”, explicou Guilherme Marques, Gerente da Unidade de Vôlei de Praia da CBV.

Até então, a competição sub-21 era disputada por seleções estaduais, como continuará ocorrendo nos torneios sub-19 e sub-17. Na última temporada sub-21, encerrada em julho deste ano por conta da pandemia de COVID-19, o Rio de Janeiro foi campeão feminino, e Pernambuco conquistou o título no masculino.

“No sub-19 e sub-17 mantém. Isso pode, a princípio, parecer que está amarrando um pouco, mas cria o estímulo e a necessidade de as federações ajudarem na composição, para trabalharem e difundirem mais a disciplina dentro dos seus estados”, destacou Guilherme Marques.

A primeira etapa do Circuito Brasileiro sub-21 começa com a disputa do qualifying, fase classificatória, nesta sexta-feira. A partir das 8h (de Brasília), 20 duplas de cada naipe se enfrentam em jogos eliminatórios, com quatro times masculinos e quatro femininos avançando para a chave principal.

A fase de grupos será no sábado (18.09), com 16 parcerias de cada naipe, divididas em quatro grupos com quatro duplas. O primeiro de cada chave avança diretamente para as quartas de final. Os segundo e terceiro colocados disputam as oitavas de final.

No torneio feminino, as 12 duplas já garantidas na fase de grupos são Nina/Carolina (RJ), Thainara/Karol (RN/SE), Maria/Julhia (MG/ES), Anne Kolbow/Lara (RJ), Manu Niemeyer/Renatinha (RJ/MS), Izadora/Gabriella (PR), Mafe/Larissa (RJ/CE), Malu Bozzi/Emanuely (MG), Helena/Lari (SC), Mayara/Vitoria Lima (PR/CE), Gabriela/Giovana (PE/PB) e Mayra/Thais (PE).

Os 12 times masculinos assegurados no torneio principal são João Pedro/Lucas Casas (RJ/SC), Gustavo/Denilson (MS/PE), Cadu/Anthony (MS), Lucas Sampaio/Johann (RJ), Dalaqua/Alex (SP/MG), Guilherme/Henrique (PE), Patrick Miranda/Mateus Manaus (PR/AM), Samuel/Nico (SC/RS), Misael/Matheus (SP/RJ), Pablo/Isac (PB), Mateus Dultra/Gabriel Zuliani (CE/PR), Vinicius/Isaque (SC/ES).

O domingo (19.09) terá as oitavas e quartas de final, além das disputas pelo nono, 11º, 13º e 15º lugares. As semifinais e a final, além das disputas pelo bronze, pela quinta e pela sétima colocações, serão na segunda-feira (20.09).

CIRCUITO BRASILEIRO DE VÔLEI DE PRAIA SUB-21
1ª Etapa - Temporada 2021
Local: Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), Rio de Janeiro (RJ)
Data: 17 a 20 de setembro
Horários: Sexta - 8h às 18h; Sábado - 8h às 18h;
Domingo – 8h às 16h; Segunda - 8h30 às 13h
Transmissão: voleidepraiatv.cbv.com.br, Facebook da CBV, Aplicativo da CBV

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro


Banco do Brasil

PATROCINADOR OFICIAL

Bet7k

COPATROCINADOR

Parceiros Oficiais